quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Do Professor Dalton para o amigo Paulo


Hoje, em Curitiba, eu fui almoçar com meu aluno de informática, e agora amigo, Paulo Branco (29/09/2010). Com seus 79 anos de idade e seus cabelos grisalhos ele tem muitas vivências para contar. Todas as quartas-feiras pela manhã eu o visito em sua casa para lhe ministrar aulas de informática – www.websitearte.com. Ele é radialista, locutor de voz cheia e tranquila, é o homem da voz, e relata algumas de suas experiências, crônicas e humor no blog - www.paulobranco.com.

Ele me pediu para escrever algumas linhas para relatar nossa convergência e sincronicidades. Ativo na internet trabalha em seu blog diariamente além de possuir perfil no Orkut e conta no Twitter. Até me ofereceu para gravar alguns de meus textos e poemas.

E comentando com ele durante o almoço hoje eu expliquei que as vozes do CD de Mensagens Conscienciais que o doei em gratidão ao CD de suas crônicas que recebi, eram de outros Paulos também: lá se encontram a voz de Paulo Bonaldo, de Paulo Américo, além de outras vozes amigas minhas como de Velci e de Wagner Borges.

Conversávamos sobre a informática e a internet e suas possibilidades no apoio a qualidade de vida na terceira idade. Eu tenho uma aluna de 86 anos, outra de 73, outra de sessenta e poucos anos e uma empresária de 29 proprietária de uma famosa casa de Shows Country em Curitiba.

O mais espetacular é constatar o aumento da qualidade de vida para estes alunos mais velhos, que iniciam com tanta insegurança, medo e timidez crendo que não irão aprender. Todos aprendem! Cada um na sua velocidade, mas todos aprendem. A senhora de sessenta e poucos anos, já ministro aulas a ela há um ano e meio e vou a sua casa duas vezes por semana.

Eu adoro meu trabalho. Dou aulas olhando nos olhos, conversando sobre assuntos pessoais ou técnicos e não tenho que responder a pressão produtiva, capitalista e impiedosa de nenhum patrão. Eu repespectivo a vida destes alunos da terceira idade. Eles se superam sempre e eu me emociono com isto.

Vou contar um fato engraçado que aconteceu em meados de 2000 quando chegeui em Curitiba. Uma senhora muito culta e aposentada do tribunal que lá foi secretária executiva do alto escalão me contratou. Naquela época estavam no auge às salas de bate papo e o ICQ, software para conversa pela internet. Ela começou e deslanchou rápido. Muito inteligente, comunicativa, articulada e com presença de espírito arrasava nas conversas e chats. Pegou as fotos de suas netas de 20 e 22 anos e se apresentava como sendo elas. E sempre me contava suas histórias rindo: “Tem um monte de namorados brigando por minha causa!”

Mas indo além da esfera do lazer, há muitas possibilidades culturais e mais objetivas para internet. Outra aluna minha aprendeu a comprar passagens aéreas e ver seu extrato no internet banking. As possibilidades são infinitas: ver a previsão do tempo, enviar documentos e cartões, verificar mapas e condições das estradas.



Fique com abraço Paulo,